06 agosto, 2012


PASTORAL DA JUVENTUDE NO ENCONTRO ESTADUAL DE CEB'S
A Pastoral da Juventude junto com os demais delegados(as) da Diocese do Rio Grande se fizeram presente no 13° Encontro Estadual de Comunidades Eclesias de Base – CEB’s , que ocorreu em Santa Maria/RS nos dias 26,27,28 e 29 de julho. O tema do encontro foi: Justiça e Profecia a serviço da vida. O lema CEBs Proféticas e Missionárias na Vivência do Reino.
Foi um momento de grande alegria, integração, construção, partilha...De verdadeira Celebração da Vida. A juventude presente teve seu espaço de discussão em uma mini-plenária denominada “CEB’s e Juventude: desafios e perspectivas”, que contou com a assessoria de Pe. Edson Thomassin (membro da comissão nacional de assessores da PJ) e do jovem Matheus Lesina (integrante da equipe da PJ da Arquidiocese de Santa Maria). Os mais de 170 jovens ali reunidos tiveram a oportunidade de debater e expôr suas ideais a respeito da Igreja, sociedade e a realidade nas quais estão inseridos, além é claro, de vivenciar os momentos de animação e mística.



As pessoas que fizeram parte deste belo encontro com toda certeza recarregaram as energias para voltarem às comunidades de bases e retomarem o trabalho de construção do Reino de Deus na terra. Reino este que é de todos e todas, sem distinções, onde não há espaço para o individualismo e que o ser comunidade é a melhor forma de partilha e edificação do Reino, tudo a partir da Boa Nova do Jesus Cristo Libertador que se fez povo para livrar-nos das amarras da opressão. Ao final do encontro foi aprovada a carta final e compromissos assumidos: Carta à Igreja – Comunidade de Comunidades.
 

 O 14° Encontro Estadual de Comunidades Eclesias de Base – CEB’s será em Caxias do Sul em 2016. Até lá, permanece o desejo que possamos estar presentes na caminhada das comunidades de base contribuindo na animação do povo de Deus, sobretudo, com a juventude.

“Lá vem o trem da CEBs caminhando seu povo, escuta eu amigo venha ver o que há de novo. As CEBs estão crescendo  se organizando em mutirão, conquistando seus direitos, lutam contra a exclusão, na defesa do pequeno, do pobre trabalhador. Hoje toda humanidade luta contra o opressor. Como as CEBs têm surgido, eu explico pra vocês, desde a morte de Jesus o pobre nunca teve vez. Com o passar do tempo o povo se organizou, resgatando sua cultura, isto é CEBs sim sinhô.Comunidade é força se lutamos todos juntos Contra esse tal sistema que aflige todo mundo Precisamos nos unir acredite meu irmão CEBs são o povo de Deus buscando libertação.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário