04 janeiro, 2014

Escola da Juventude: O grupo de Jovens é o Lugar!


Olá amigos e amigas, como estão?

Nos encaminhamos para o final de mais um ano e viemos aqui partilhar um pouco do que foi uma experiência muito marcante para nós neste ano de 2013. A equipe diocesana da Pastoral da Juventude de Rio Grande teve a felicidade de organizar a ESCOLA DA JUVENTUDE, que foi dividida em três etapas: 14/15 de setembro (Seminário santo cura d'ars); 09/10 de novembro e 06/08 de dezembro (Comunidade São Judas Tadeu). Participaram das Escola três grupos atuantes das comunidades da diocese:


   UFC (Rede de Comunidades) 








  Semente (São Judas Tadeu)








 Grupo de Jovens da Paróquia da Penha











1ª ETAPA (14/15 de setembro - Seminário santo Cura D'ars)


A primeira etapa da Escola tratou principalmente do "ser jovem", para isso contamos com a super ajuda da nossa amiga e assessora de Porto Alegre Renata Zanella. De uma forma muito natural todos e todas foram se entregando para as dinâmicas propostas e a Escola se tornando um momento de intensa reflexão.
Em meio a tantas coisas que ameaçam a vida da juventude, momentos como esse, de olhar para o outro e para si com mais atenção, mais cuidado e carinho, se tornam raros. Talvez seja isso que marcou mais a primeira etapa da Escola, viver o verdadeiro sentido de amar uns aos outros, pois para cuidar da juventude é preciso amá-la e amar a juventude exige doação e entrega total, assim como o Cristo jovem o fez.
Ao término da 1ª etapa, @s jovens levaram uma "tarefa de casa" para já conectá-l@s com a próxima etapa que viria.

2ª ETAPA (09/10 de novembro - Paróquia São Judas Tadeu)



A segunda etapa foi o estudo de Jesus Cristo, para a assessoria contamos com a presença do nosso querido amigo Alberto Chamorro de Santa Maria que nos ajudou no entendimento de como era a vida do Cristo Jovem e qual a postura que a igreja católica toma frente as injustiças de nossa sociedade.
Esta etapa foi uma formação bem forte e podemos dizer que foi o divisor de águas dentro da nossa Escola, pois gerou uma ânsia geral de assumirmos o projeto de Jesus como nosso e estar comprometido com a causa de Cristo não é uma tarefa fácil. Ao término desta etapa @s jovens também receberam uma "tarefa de casa" para prosseguirmos a outra etapa.


3ª ETAPA (06/08 de dezembro - Paróquia São Judas Tadeu)

A terceira e última etapa da escola teve como tema principal "o grupo de jovens". Como assessor tivemos o nosso companheiro de caminhada Leonardo Dorneles que assessorou os grupos com reflexões sobre oração, mística e espiritualidade. A etapa que encerrava a escola foi muito especial, ali nos despedimos de um momento de formação que mexeu com todos e todas, mas na verdade a formação continua nas nossas comunidades e no nosso grupo de jovens que é o lugar de resistência e de paz, onde a mesa é de tod@s, onde o coletivo prevalece, onde os ensinamentos do Cristo jovem são fortalecidos e onde a vida da juventude é defendida pois se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar.

Aos amigos e amigas que participaram, seguem as fotos da primeira etapa, postaremos as fotos das outras etapas com o decorrer do tempo mas já dá pra ir matando a saudade. hehe




















Paz e bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário