06 maio, 2011

Visita Pastoral a São José do Norte




Muitos são os lugares onde a juventude se reúne, entre estes está a Igreja como os grupos de jovens, eles que são a pedra basilar da Pastoral da Juventude. Como é bom ver jovens que querem se reunir, e fazer a diferença nesse mundo cheio de injustiças, e melhor ainda quando são apoiados pelos membros da Igreja. Porém, existem alguns obstáculos a ser superados, e o primeiro deles é aquela pergunta que muitos de nós já se fizeram: Por onde começarei? Assim também acontece em São José do Norte, nesse contexto que a coordenação diocesana foi convidada pelos frades capuchinhos a contribuir nesta formação tão importante.

Os membros da coordenação: Léo, Diego, Felipe e Adriana, chegaram perto do meio dia, sendo recebidos calorosamente na Igreja Matriz pelo Frei Mauro, lá tiveram uma breve conversa sobre a realidade local. Na parte da tarde, depois de um almoço “tudo de bom” no qual se juntou a nós Frei Eduardo, aconteceu o tão esperado encontro com os 11 jovens na Matriz, sendo estes de todos os cantos da cidade.

O nosso grande amigo Diego faz uma breve introdução da PJ e sua linha de ação. A partir daí o nosso querido Léo assume seu lado professor (com direito a quadro negro e tudo) apresentando o método pedagógico que a PJ utiliza, e que norteia as nossas ações pastorais: grupo de jovens, formação, assessoria, protagonismo e organização. Tivemos também o relato da Adriana sobre a experiência do grupo de jovens da Paróquia São Jorge. No final fizemos uma breve fala sobre o que é ser Pastoral da Juventude.



Foi um dia espetacular, e que com certeza se repetirá, pois a PJ acaba de começar uma nova caminhada junto a São José do Norte. No momento só temos a agradecer acolhida dos Frades Capuchinhos Mauro e Eduardo, e desejá-los muitas alegrias nas suas caminhadas. E que nós sigamos o exemplo de cristão de São Francisco de Assis, com humildade e fraternidade, servindo de instrumentos do PAI, na construção da civilização do AMOR.

Onde houver ódio que nós levemos o Amor”

PAZ E BEM!
Felipe Vargas da Fonseca









Um comentário: